EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Resíduos Sólidos, Importância do Gerenciamento

Gerenciamento de resíduos sólidos

No cenário industrial somos constantemente abordados por questões como aumentar o aproveitamento da matéria prima ou diminuir o impacto ambiental. E existem na verdade várias estratégias, a apresentada hoje foi empregada pela EQ  Júnior em um cases de sucesso. Esta estratégia trata-se da execução de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Visando atender às necessidades legislativas e ambientais. Sendo assim, explicar-se-á de maneira breve o  que é PGRS e qual a sua importância no mundo de hoje.

O que são resíduos sólidos?

Resíduos sólidos são rejeitos industriais ou domiciliares de natureza sólida, mas que podem ser reaproveitados por diferentes setores. Os resíduos podem ser papel, plástico, vidros,matéria orgânica, entre outros. E para melhor tratamento dos resíduos, elaborou-se uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que incentiva a coleta seletiva. Essa ainda enfrenta dificuldades de se estabelecer em alguns municípios devido a falta de infraestrutura adequada. Para auxiliar no melhor aproveitamento da coleta, a ABNT elaborou a norma brasileira 10.004 que classifica resíduos sólidos em duas classes.

  • Classe I – Resíduos perigosos: são aqueles que apresentam propriedades tóxicas, corrosivas, inflamáveis, patogênicas, entre outras. Como seringas, pilhas e baterias.
  • Classe II – Resíduos não perigosos: são aqueles que apesar do nome, podem oferecer algum risco à saúde ou ao meio ambiente se estiverem em condições favoráveis. Sendo assim subdividido em dois grupos.
    • A – Não inertes: são os resíduos que, em situações específicas e favoráveis, ocorrem transformações físicas, químicas ou biológicas. Podendo causar danos ao meio ambiente ou as pessoas em sua proximidade.
    • B – Inertes: são os resíduos com baixa probabilidade de reagir com algo ao seu redor, fazendo-o quase inofensivo para o meio ambiente e pessoas em sua proximidade.

O que é gerenciamento de resíduos?

O gerenciamento trata-se do planejamento de um conjunto de procedimentos técnicos e operacionais. Assim pensando na melhor forma de reduzir a produção de resíduos sólidos e proporcionar melhor fim para o resíduo.

No gerenciamento, ocorrerá a idealização dos processos essenciais para o correto manejo de resíduos gerados, sendo necessária uma avaliação prévia. Na avaliação dos resíduos gerados, é possível estruturar a base de todo o processo após a classificação dos resíduos. Isto permite uma pesquisa que visa projetar um tratamento adequado para cada resíduo produzido. Pensando no auxílio do planejamento, foi criado um documento que descreve opções de tratamentos para resíduos particulares, buscando melhores resultados. Este, tem como base legislações e busca assegurar o tratamento correto dos resíduos e como lidar com suas particularidades.

Etapas essenciais no gerenciamento

Para um correto gerenciamento é necessário considerar não só a etapa de armazenamento, mas também a etapa de tratamento. Essas demonstram-se importantes, pois como supracitado, podemos possuir resíduos reativos, que não podem ser lançados na natureza. Portanto, são necessários procedimentos corretos para impedir uma reação indesejada e prejudicial ao meio. Considerando o tratamento, se adequado, podemos eliminar ou reduzir a característica que garante a periculosidade do resíduo, tornando-o seguro.

Na etapa final do gerenciamento de resíduos, deve-se atentar para o destino dos resíduos sólidos gerados. Alguns dos destinos finais podem ser centros de compostagem, reciclagem ou aterros sanitários. Centros de compostagem são utilizados no reaproveitamento de resíduos orgânicos, possibilitando uma vertente de desenvolvimento  sustentável, produzindo adubo por exemplo. Nos centros de reciclagem, resíduos não aproveitados na indústria ou domicílio, chamados “lixo seco”, podem ser reaproveitados em outro setor. Já os aterros sanitários são lugares preparados para receber os diversos resíduos e é preparado para evitar contaminação no local.

Importância do gerenciamento de resíduos sólidos

Observa-se hoje que a preocupação e valorização do meio ambiente tem crescido na midía e na sociedade. Sendo assim, era esperado que as empresas aumentassem seus esforços para reduzir seus impactos no meio ambiente. Desta necessidade as empresas começaram a buscar e aplicar o gerenciamento de resíduos sólidos. Assim, foi possível aumentar a conscientização ambiental, entendendo agora que o descarte de forma aleatória é prujudicial.

Por meio desta conscientização, foram percebidas as vantagens que o gerenciamento de resíduos pode proporcionar. Dentro dessas vantagens podemos destacar um melhor aproveitamento da matéria prima, aumentando o rendimento da produção em questão. Este maior rendimento acaba por aliar-se à redução dos custos, observando que com maior rendimento, menos matéria prima é necessária.

Aspectos legais e sociais

Sendo assim, a importância do gerenciamento de resíduos sólidos foi reconhecida e consolidada legalmente. Tornou-se obrigatório portanto a presença de um planejamento de descarte de resíduos para uma empresa. Desta forma as empresas passaram a contribuir ativamente com a manutenção e preservação do meio ambiente.

Portanto, evidencia-se que os traços mais importantes e maiores vantagens do gerenciamento de resíduos são os impactos positivos no ambiente. Isso, através dos processos de tratamento dos resíduos e sua correta destinação final. Para maior entendimento acerca do tema, o portal dos resíduos disponibiliza cursos e e-books que auxiliam na compreensão do tema.  Além dos cursos, o  portal dos resíduos oferece uma série de artigos e oportunidades no meio da gestão de resíduos.