O que é o MVP?
O MVP ou Produto Mínimo Viável refere-se à uma metodologia em que visa testar um produto novo no mercado antes de que haja um investimento enorme de tempo e dinheiro na produção e na pesquisa. O MVP refere-se ao produto mínimo que atende à demanda da nova mercadoria ou serviço que se deseja desenvolver. A ideia dessa metodologia consiste em usar o mercado como um “grande laboratório” para estudar se o novo produto ou serviço será bem aceito ou se será esquecido, fazendo com que o tempo e o dinheiro gasto tenham sido em vão.
Diversas empresas grandes e que hoje estão consolidadas em seu mercado de atuação começaram seus negócios a partir de um MVP, assim, conseguiram ver se teriam sucesso ou não e se seus investimentos trariam retorno ou gerariam apenas prejuízos. Algumas dessas empresas que usam tal metodologia são: Apple; Facebook; Uber; Airbnb e a Amazon, muitas delas referências em seu setor.
O MVP pode ser utilizado também com outras metodologias que ajudam no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, fazendo com que seja cada vez mais seguro investir em um novo setor e, assim, minimizar perdas e aumentar os lucros.
A Importância e as Vantagens do MVP
Assim como mencionado anteriormente, o MVP consegue reduzir as chances de que um investimento no desenvolvimento de um novo serviço, produto ou tecnologia não tenha adesão no mercado. Entretanto, as vantagens e benefícios que essa metodologia traz não se resumem apenas a isso.
Ao se aplicar o MVP além de se ter um investimento inteligente, é possível por exemplo reduzir o retrabalho, uma vez que aprimoramentos extras podem nem sempre serem bem vindos. Em alguns casos, podem ser até prejudiciais para a experiência do consumidor, necessitando assim, da remoção dessa funcionalidade. Além disso, ao introduzir um produto/serviço mais simples, é possível entender as demandas dos clientes e suas dores, e também ter uma previsão de quais erros podem vir a surgir ao se lançar algo mais complexo e trabalhoso. Além disso, por se ter um feedback dos futuros consumidores, é possível criar uma proximidade maior e até mesmo fazer publicidade em cima dos pontos previamente mencionados e mostrar como o que está sendo desenvolvido pode atender o mercado em que será inserido.
Todos os benefícios que a aplicação do MVP traz mostra sua importância num mercado competitivo atual, em que diversas empresas trazem serviços e produtos semelhantes tornando assim mais difícil atrair a atenção do mercado consumidor. Ao se aplicar o Produto Mínimo Viável consegue-se evitar que o novo negócio fracasse, sendo que isso é reforçado quando se percebe que 42% das startups não conseguem se conciliar pois lançam produtos ou negócios que não possuem demanda no mercado em que pretendem atuar.
Como aplicar a metodologia MVP?
A metodologia MVP pode parecer complexa para se implementar em uma empresa, mas na verdade ela é bem simples! O produto mínimo viável tem três etapas como base, sendo essas a definição da proposta de valor, o teste da resposta do mercado e a iteração.
- A primeira etapa, a definição da proposta de valor, consiste em qual é a principal dor que o produto ou serviço quer atender no mercado, como por exemplo, a principal proposta de um veículo, é transportar pessoas de um local a outra, sendo outras coisas apenas funcionalidades extras. Essa etapa serve para ver se a principal objetivo do produto é algo que os consumidores realmente precisam. Para facilitar o compreendimento dessa etapa, a figura abaixo ilustra de forma simples através da proposta de um carro.
No exemplo assim, podemos ver que o modo certo de se definir a proposta de valor se baseia no objetivo principal do produto que será oferecido, nesse caso sendo o transporte de pessoas de um lugar a outro.
- A segunda etapa consiste em apresentar o MVP ao mercado consumidor, para se ter feedbacks do mesmo e ver com foi a recepção dele pelos consumidores. Durante essa etapa, diversos feedbacks irão aparecer sobre o produto, podendo esses serem positivos ou negativos. A divulgação desse produto pode acontecer de dois formatos, sendo esses um mercado controlado ou um mercado mais aberto, sendo o primeiro destinado para produtos e serviços que possam vir a ter problemas com altas demandas, como softwares, por exemplo. Nessa etapa, os principais pontos a se atentarem, são nas melhorias que o produto pode receber e também na receptividade do mesmo.
- A última etapa, a iteração, refere-se à análise dos dados que obteve-se na etapa anterior, ou seja, ver como aplicar os feedbacks e até mesmo analisar quais fazem sentido e quais pode-se descartar. Com esses feedbacks é possível fazer as melhorias necessárias para fazer com que o produto seja mais bem aceito no mercado em que se deseja atuar. Caso seja necessário, pode-se realizar mais de uma vez os mesmos testes e procedimentos para conseguir uma maior visão e precisão do sucesso que a mercadoria proporcionará.
Existem outras maneiras de se realizar um MVP, mas todos acabam sempre se resumindo ao mesmo ponto: lançar um produto mais simples para o mercado para analisar o quão boa será a sua recepção e o que poderá sofrer de melhorias para aumentar mais ainda sua receptividade.