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Produtos Sazonais e P&D: aliados importantes

São João de Campina Grande/PB, um evento que dura 31 dias e é um dos muitos produtos sazonais

O P&D é muito importante para a manutenção e expansão de mercados. Isso não seria diferente no caso dos produtos sazonais, que possuem demandas maiores em determinadas épocas do ano. Saiba agora como aliar a Pesquisa e Desenvolvimento com esse mercado tão importante.

O que são produtos sazonais?

Produtos sazonais são aqueles que têm uma demanda ou produção maiores em um período específico do ano. Isso pode depender de questões climáticas, culturais ou comerciais. Como exemplo temos como listar períodos de safras e ovos de páscoa. Além disso, períodos natalinos e de festas juninas também possuem produtos específicos dessas festividades.

Como os produtos sazonais pertencem a períodos específicos, as empresas devem usufruir desses momentos para garantir seus lucros. Desse modo, criam-se estratégias para garantir bom aproveitamento dessas épocas.

Já em períodos de baixa temporada, uma tarefa complexa se instala. Como manter o equilíbrio financeiro da empresa mesmo com um fluxo reduzido de clientes. Com isso em mente, buscam-se estratégias certeiras, que exigem conhecimento de mercado para sua aplicação.

Em um primeiro momento, deve-se compreender a sazonalidade do produto. Pesquisar o mercado e como criar diferenciais ou adaptações ao seu produto ou a produtos complementares. Além disso, pode-se criar suas próprias sazonalidades, aproveitando-se de eventos culturais, esportivos ou sociais relevantes ao público alvo. O uso de edições especiais e limitadas gera um senso de urgência e exclusividade, impulsionando as vendas.

Mesa com comidas típicas de festa junina, como quentão e amendoim doce, que são produtos sazonais.

O que é P&D aplicado a produtos?

Pesquisa e desenvolvimento de produto (P&D) é uma técnica que busca reduzir chances de fracasso de um novo produto no mercado. Utilizando-se de planejamentos e validações necessárias, consegue-se aumentar a aceitação do produto pelo mercado.

Uma das principais funções do P&D é desenvolver produtos que supram as necessidades atuais da sociedade. Dessa forma, tem-se produtos específicos para soluções ambientais, econômicas e para outras soluções.

As principais linhas de P&D giram em torno de desenvolver:

  • Novos conceitos
  • Extensões de linhas existentes
  • Mudanças em produtos
  • Ampliação de mercado

Como o P&D pode impulsionar seu negócio?

Como visto, produtos sazonais são vendidos em maior quantidade em uma época específica do ano. Pensando nisso, é preciso identificar e mapear os momentos importantes para o nicho e, principalmente, prepara-se para isso. Dessa forma, cria-se estratégias de ações para se destacar dos concorrentes.

Para isso, conhecer o perfil do consumidor é essencial para criações de campanhas certeiras. Assim, otimiza-se a conversão, trazendo maior engajamento para o produto. Além disso, a precificação eficiente é uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar clientes.

 A precificação de um produto é sempre algo que deve ser muito bem equilibrado. Preços muito altos afugentam o cliente, enquanto preços muito baixos tendem a refletir em baixa qualidade de produtos.

O planejamento de ações de marketing são fundamentais para a sustentabilidade de vendas. Criar estratégias, analisar a eficiência e flexibilidade para mudanças são grandes meios de desenvolvimento. Além disso, o marketing digital é uma ferramenta gigante para vendas, com grande alcance. Prova disso, é a grande procura por divulgações e parcerias com influenciadores digitais.

Pensar em canais de vendas digitais, explorando recursos de redes sociais, também é uma ferramenta a se considerar. Além de um canal de vendas, também é um canal para comunicação com os clientes.

Além disso, pode-se trabalhar com a criação de kits sazonais de produtos. Ou seja, dá-se oportunidade ao cliente de personalizar seu pedido conforme o desejado. Também torna possível adquirir vários produtos em um só pedido, reduzindo o impacto na percepção do frete.

Dentro de uma empresa, a pesquisa e desenvolvimento de produtos, apesar de, muitas vezes, ser específico, ainda assim segue alguns passos gerais.

Vários ícones conectados que representam o P&D, simbolizando a troca, busca e compartilhamento de ideias.

Levando em conta a criação de um novo produto, há 5 etapas gerais que devem ser realizadas:

  1. Desenvolvimento da ideia: Nesta primeira etapa, há a concepção inicial do produto. Aqui é importante pensar no potencial do produto e de uma possível inovação para o mercado. Também, é importante definir um objetivo base e manter muitas ideias nas mãos é essencial.
  2. Pesquisa: Já na segunda etapa, é necessário conhecer o mercado onde o produto será inserido, principalmente o consumidor. Esta pesquisa vai auxiliar o entendimento e a construção da próxima etapa.
  3. Planejamento: Esse passo é essencial para o funcionamento da equipe e da produção do produto. Um bom planejamento desde o início é essencial para a eficiência de desenvolvimento, evitando erros no decorrer do processo. Além disso, nesse passo, uma boa gestão da equipe é primordial para o bom funcionamento da produção. Com uma equipe bem engajada, os índices de sucesso do produto aumentam, e, com isso, grande aceitação tanto do produto quanto da empresa.
  4. Criação de Conceito: Nesta etapa, cria-se o primeiro modelo do produto. Com isso, consegue-se evoluir e lapidar o modelo até a fase final, muitas vezes buscando deixar o produto o mais completo possível. Após alcançar o produto final, deve-se agora desenvolver as estratégias de venda.
  5. Marketing: Este passo final, diferentemente dos outros, não deve se encerrar, estando sempre em desenvolvimento. Esta área é responsável por fazer o produto chegar ao consumidor. Além disso, ainda, deve fazer com que o consumidor escolha uma marca específica em detrimento das outras.

Dentro desse aspecto, a EQ Júnior pode atuar em várias áreas, principalmente, na pesquisa e desenvolvimento do produto e no marketing.  Pensando nessas áreas, a EQ Júnior oferece soluções que podem trabalhar no entendimento do mercado consumidor, na produção de um plano de negócios para o produto e no desenvolvimento ou melhoramento do produto.