Você sentiu que cada ano que passa está mais calor? Pois é, cada vez mais sofremos com o impacto das mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa, isto é, o excesso de emissão de gases poluentes na atmosfera. Nesse cenário, a neutralização de carbono se mostra como um meio eficiente de mitigar tais impactos, através de técnicas que visam reduzir e retirar os gases poluentes da atmosfera atingindo a sustentabilidade ambiental. Mas o que são essas técnicas de neutralização? E por quê investir nelas? A EQ Júnior pode te ajudar a entender melhor sobre o tema!
O que é a neutralização de carbono?
A neutralização do carbono é uma estratégia crucial para evitar as consequências do efeito estufa. Nesse contexto, consiste em um processo que compensa a emissão de CO2 proveniente de fábricas e indústrias, através de técnicas que visam a redução ou remoção dos gases de efeito estufa. Por consequência, promove a sustentabilidade ambiental, a preservação de ecossistemas e a promoção de energia limpa.
Adicionalmente, os benefícios da neutralização de carbono estendem-se além da simples redução do efeito estufa. É importante destacar também seu papel na luta contra as mudanças climáticas. Esta redução alinha-se com o Acordo de Paris, assinado em 2015, cujo objetivo principal é limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C mitigando, assim, o derretimento de geleiras e o aumento do nível dos oceanos. Finalmente, a neutralização de carbono emerge como um meio essencial para garantir a sustentabilidade ambiental.
Por quê investir na neutralização de carbono?
O investimento em neutralização de carbono é fundamental para combater as alterações climáticas globais e seus efeitos adversos. Essa técnica se destaca como um pilar do desenvolvimento sustentável, garantido por práticas como reflorestamento e captura de carbono. Além disso, promove a transição para uma economia de baixo carbono e estimula o uso de energias renováveis, assegurando um futuro mais sustentável.
Ademais, a neutralização de carbono impulsiona o desenvolvimento de energias renováveis e fomenta a inovação tecnológica na área. Tais investimentos geram oportunidades de negócios em um mercado crescentemente consciente e comprometido com a sustentabilidade.
Por fim, a adoção dessa técnica também realça a imagem corporativa, vinculando-a à responsabilidade ambiental. Os consumidores e investidores estão cada vez mais inclinados a apoiar empresas que demonstram um compromisso com o desenvolvimento sustentável, tornando a neutralização de carbono um atrativo significativo para atrair e reter clientes e parceiros.
Técnicas de neutralização
Existem diversas técnicas de neutralização do carbono, mas primeiro é necessário mensurar a quantidade de gases emitidos. Para tanto é realizado o cálculo usando algumas ferramentas como o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol). A partir disso, uma técnica comumente usada é o reflorestamento, uma vez que possui baixo custo e alta facilidade. Tal técnica ajuda tanto na redução do efeito estufa quanto no aumento da biodiversidade.
Além disso, uma técnica de neutralização muito utilizada é o crédito em carbono. Consiste em instrumentos financeiros que transformam os gases em moeda de troca, buscando um controle dos gases emitidos. Dessa forma, uma empresa é capaz de compensar suas emissões ao comprar créditos de carbono daqueles que os geram. O valor e a disponibilidade de créditos de carbono é definido pela especulação internacional.
Ademais, outra técnica que pode ser utilizada é a captura e armazenamento de carbono (CAC). Essa estratégia busca capturar o CO2 produzido em processos industriais e sua subsequente armazenagem subterrânea, impedindo que seja liberado para a atmosfera. No entanto, o CAC enfrenta desafios de implementação tais como: o alto custo financeiro, questões de segurança e aceitação pública.
Marketing verde
O marketing verde refere-se às estratégias de divulgação que destacam o compromisso de uma empresa com a responsabilidade ambiental. Essas iniciativas visam transparecer uma preocupação da empresa com o meio ambiente, destacando as práticas sustentáveis adotadas. Nesse sentido, a neutralização do carbono se enquadra como uma das divulgações do marketing verde.
Nesse cenário, tal divulgação cria uma imagem positiva e responsável com o desenvolvimento sustentável. Ademais, as empresas adotam o marketing verde buscando atender às demandas dos consumidores por produtos ecológicos. Por fim, é possível perceber que tal marketing funciona como um meio de atrair mais clientes para sua empresa!
Como a EJ pode auxiliar na neutralização de carbono da sua empresa?
A EQ Júnior possui vasta experiência na área de soluções ambientais, indo desde quantificação de carbono até sistema de reaproveitamento de água. Nesse sentido, nosso objetivo é minimizar impactos ambientais além de promover o crescimento sustentável de sua empresa. Nossos projetos são personalizados às necessidades de nossos clientes e contamos com apoio de pesquisadores doutores e de laboratórios de ponta da UFSCar.
Confira também um trabalho de sucesso na qual a EQ Júnior criou uma planilha capaz de realizar o cálculo da redução de emissão de carbono de uma empresa de renome. Ficou interessado em nossos serviços?? Faça agora mesmo seu projeto de neutralização de Carbono da EQ Júnior!