Contextualização
Atualmente, um dos principais desafios enfrentados pela humanidade está relacionado aos problemas ambientais provenientes do carbono. Para melhor entender porque projetos de Neutralização de Carbono são tão importantes, primeiro é necessário analisar como e quando eles passaram a ser tão necessários.
O aumento das concentrações de dióxido de carbono (CO2) é marcado pela Revolução Industrial. Iniciada no final do século XVIII, acarretou um aumento significativo na queima de combustíveis fósseis. Tendo em vista m de impulsionar processos industriais e de transporte. Posteriormente, no século XX, as emissões de CO2 aumentaram drasticamente com o crescimento acelerado da industrialização e urbanização.
Ademais, o CO2 é o principal gás do efeito estufa. E seu aumento na atmosfera contribui para o aquecimento global e mudanças climáticas, que a cada ano vem se tornando mais extremas e afetando o planeta e sua população. Vale ressaltar, que mudanças climáticas já ocorreram várias vezes no passado e não são exclusivas de alterações nas concentrações de CO2. Porém, se mantivermos o ritmo que essas emissões estão ocorrendo, as consequências podem se tornar desastrosas e irreversíveis.
Por fim, ações mundiais em prol do enfrentamento dos respectivos problemas ambientais já estão ocorrendo há um certo tempo. Em 2015, ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP21). Durante esta conferência, representantes de 196 países adotaram o Acordo de Paris, um tratado destinado a limitar o aumento da temperatura global aos níveis pré-industriais. Embora o Acordo de Paris represente um passo significativo na luta contra as mudanças climáticas, muitos desafios ainda persistem, incluindo a necessidade de aumentar a ambição climática e garantir a implementação efetiva das medidas combinadas.
Entenda o que é Neutralização de Carbono
A Neutralização de Carbono é uma dessas estratégias que vem buscando diminuir os danos causados pelas ações humanas. Esta, é feita através de um cálculo geral de emissões de carbono, sendo importante destacar que este, pode ser feito tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Posteriormente, são executadas medidas para reduzir e compensar essas emissões. Esse processo geralmente segue as seguintes etapas:
- Análise de emissão de carbono: a primeira etapa do processo de neutralização é efetuar o cálculo de emissão de CO2. No caso do Brasil, uma ferramenta muito utilizada para tais cálculos é o Programa Brasileiro GHG Protocol. Criada no ano de 2008, a ferramenta é baseada no GHG Protocol internacional e visa promover a contabilidade e gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE) .
- Projeto de compensação: em seguida, são encontrados projetos de compensação de carbono capazes de eliminar ou diminuir a quantidade de CO2 da atmosfera. Esses projetos podem envolver ações como o plantio de árvores ou a adoção de energias renováveis, por exemplo. Por fim, após a análise das emissões de carbono e das opções de compensação disponíveis, é determinada a quantidade de créditos de carbono necessária para o equilíbrio das emissões.
- Créditos de carbono: são unidades que representam a redução de emissões de CO2 equivalente. Eles podem ser comprados e vendidos em prol do cumprimento de metas de redução de emissões. Os créditos de carbono desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na amenização das mudanças climáticas.
- Comunicação: nesta etapa é feita a comunicação aos órgãos pertinentes sobre a realização do projeto, demonstrando o compromisso da organização ou indivíduo em reduzir seu impacto ambiental e promover a sustentabilidade.
Benefícios da Neutralização de Carbono na sua empresa
Como mencionado anteriormente, um projeto como esse pode demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e redução do seu impacto ambiental. No entanto, a conquista do selo carbono zero não se restringe a apenas a imagem da empresa, abrindo um vasto leque de outros benefícios.
A Neutralização de Carbono também contribui para o cumprimento das regulamentações ambientais, especialmente agora onde estas estão se tornando cada vez mais rigorosas. Assim, garantindo uma economia pela redução de custos operacionais a longo prazo e pelo não recebimento de possíveis multas e penalidades. Além de conferir à empresa uma vantagem competitiva, destacando-a da concorrência e atraindo consumidores e investidores que valorizam a responsabilidade ambiental.
Ao mesmo tempo, a empresa pode se beneficiar ao explorar novos mercados e parcerias, uma vez que estes estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e preferem fazer negócios com empresas comprometidas com a sustentabilidade. O mesmo pode se dizer em relação a possíveis novos funcionários.
Como a EQ Júnior pode te ajudar?
Tendo em vista a urgência e importância da situação, a EQ Júnior desenvolveu uma série de soluções inovadoras e eficazes para enfrentar os problemas ambientais atuais. Caso queira saber um pouco mais sobre os serviços que oferecemos nessa área, convidamos você a visitar nosso site, onde disponibilizamos informações sobre nossas soluções ambientais. Também estamos à disposição para agendar uma reunião, na qual podemos discutir um pouco mais a fundo sobre suas necessidades específicas.